Há 3 anos, Christina D’Ambrosio foi a tua primeira aula de spinning, que consiste em pedalar rapidamente numa bicicleta estacionária ao ritmo da música no tempo em que um instrutor te entusiasma a gritos. Todavia, D’Ambrosio, quem se exercita regularmente, se deu conta de que a aula de uma hora foi mais complicado do que havia previsto.
Ao final, suas pernas estavam adoloridas e trêmulas. “Eu pensei que meu corpo simplesmente não estava acostumado a esse tipo de angústia muscular, já que era a minha primeira classe”, argumentou D’Ambrosio, professora do pré-escolar de Pleasantville, Nova York. Durante os próximos 2 dias, as pernas lhe latían com força e lhe doía na extremidade, em sua urina, tomou uma coloração marrom escura e teve náuseas. Finalmente, foi ao hospital, onde lhe informaram que tinha rabdomiólise, uma doença pouco comum e perigosa causada normalmente pelo exercício extenuante. Ocorre quando os músculos sobreejercitados começam a morrer e os seus restos são filtradas para a corrente sanguínea, o que afeta os rins e provoca agonia. Após uma estadia de duas semanas no hospital, D’Ambrosio ganhou alta e, nos dias de hoje, está recuperada.
Seu caso serviu como modelo, em um estudo publicado no The American Journal of Medicine, juntamente com dois outros casos de rabdomiólise causados por sessões de spinning e tratados pelos mesmos médicos. De acordo com o relatório, imediatamente foram documentados pelo menos outros 46 casos de pessoas que apresentou este defeito, depois de uma aula de spinning; Quarenta e dois deles foram de pessoas que tinham tomado a sua primeira classe.
O relatório adverte que a doença é muito rara e não constitui uma causa para impossibilitar o exercício excessivo. Contudo, os autores disseram que teu objetivo era sensibilizar o público pra que as pessoas que começam um programa de exercício volumoso inicie gradualmente para minimizar o traço de lesão. “Nunca desalentaría o exercício, nunca”, alegou Alan Coffino, chefe de Medicina do Hospital Northern Westchester e co-autor do novo estudo. “As aulas de spinning são um bom exercício.
Mas não é uma atividade em que seja conveniente esforçar ao máximo desde o começo. E é respeitável que o público e os formadores se dêem conta disso”. “Você pode estar em maneira, mas se você submeto a um treinamento ao qual não está acostumado, e é isto que podes lhe causar rabdo”.
- 1 Aleixo I Comneno: o regresso da potência bizantina
- Tamanho: 178cm Peso: 69kg
- Uma baixa fração de ejección ventricular esquerda
- Epilepsia mioclónica progressiva
A rabdo, como a chamam de muitos especialistas, tem sido documentada desde há bastante tempo entre soldados, bombeiros e novas profissões que são fisicamente muito exigentes. Um estudo militar de 2012, estimava-se que são diagnosticados cerca de quatrocentos casos dessa doença entre os militares no activo a cada ano. Na ocasião, bem como foram relatados os grandes grupos de atletas universitários hospitalizados depois de treinos intensivos.
no entanto, os médicos dizem que nesta ocasião têm visto mais casos entre os “guerreiros de encerramento-de-semana” causados, em divisão, pela popularidade dos treinos de alta intensidade. Em específico, o spinning tem acumulado um amplo número de seguidores, muitos ginásios relatados milhões de posts e dezenas de milhões de dólares em vendas anuais por classes.
Há estudos que salientam que o exercício de alta intensidade oferece uma grande diversidade de proveitos, todavia, no caso de um baixo subconjunto de pessoas, a maioria principiantes, a rabdo pode brotar do nada e se agravar muito rapidamente. O levantamento de peso, o CrossFit, e correr o programa P9oX foram os causadores de algumas das visitas a hospitais em casos de rabdo.
não obstante, a razão mais comum foi o spinning. Todd S. Cutler, internista no Hospital Presbiteriano de Nova York e autor principal de um estudo que analisou visitas ao hospital, entre 2010 e 2014, disse que todos os pacientes tinham perfis parelhos.
“São pessoas que não estão fora de modo”, comentou Cutler. “As pressionam muito e não estão treinadas pra essa finalidade, o que resulta em traumas musculares fortes”. Segundo especialistas, a rabdo se apresenta, normalmente, no momento em que as pessoas simplesmente não apresenta a seus músculos o tempo de que necessitam para se adaptarem a um exercício novo e agressivo.