�Que é a Web Semântica? A Web Semântica é uma rede estendida, dotada de maior significado em que cada usuário pela Internet você poderá achar respostas às tuas perguntas de modo mais rápida e fácil devido a uma dica melhor determinada. A intercomunicação com quase todo o mundo, em qualquer instante e a um custo reduzido é possível hoje em dia.
Podemos fazer transações financeiras pela Internet. Temos acesso a milhões de recursos, independentemente de nossa ocorrência geográfica e idioma. Todos esses fatores têm contribuído para o sucesso da Web. Contudo, ao mesmo tempo, estes fatores que levaram o sucesso da Web, assim como montaram seus principais dificuldades: a sobrecarga de dado e heterogeneidade de referências de informação com o consequente defeito de interoperabilidade.
A Web Semântica socorro a definir estes dois problemas significativos, permitindo aos usuários delegar tarefas em software. Graças à semântica pela Web, o software é qualificado de processar o teu conteúdo, raciocinar com esse, combiná-los e fazer deduções lógicas pra solucionar problemas cotidianos automaticamente.
- 10 Avengers: O ”
- Pitao Cozana: deus dos antepassados
- Desenho e limpar a mão livre
- Exato e verificável: Sim
- Se o grafo é tailpiece (por equivalência com uma rede bayesiana)
A maneira como é processada essa fato não será somente em termos de entrada e saída de parâmetros, entretanto em termos de tua SEMÂNTICA. A Web Semântica como uma infra-suporte baseada em metadados dá um caminho pra raciocinar pela Web, alargando por isso as tuas capacidades. ·RDF disponibiliza infos descritivas claro, sobre o assunto os recursos que se localizam no Site, e que é usado, por exemplo, em catálogos de livros, pastas, coleções pessoais de música, fotos, eventos, etc
·OWL é um equipamento pra desenvolver focos ou vocabulários específicos em que juntar esses recursos. O que há OWL é fornecer uma linguagem pra definir ontologias estruturadas que são capazes de ser utilizados por intervenção de diferentes sistemas. O Que são as Ontologias? As Ontologias são descrições formais como simbolizar objetos, conceitos e algumas entidades que se assume que existem numa área de interesse, assim como este as relações que mantêm entre si. Conceitos: são as idéias básicas que se tentam formalizar. Os conceitos são capazes de ser classes, instrumentos, métodos, planos, estratégias, processos de raciocínio, etc. Relações: representam a interação e a ligação entre os conceitos do domínio.
podem formar a taxonomia do domínio. Por exemplo: subclasse-de parcela-de fração-exaustiva-de, ligado-a, etc. Funções: são um tipo específico de conexão, onde se identifica um componente mediante o cálculo de uma atividade que considera inúmeros elementos da ontologia. A título de exemplo, conseguem apresentar-se funções como categorizar-classe, referir – data, etc
Instâncias: são utilizados para representar instrumentos específicos de um conceito. Axiomas: são teoremas que se sobressaem sobre o assunto as relações que devem cumprir os elementos da ontologia. Como por exemplo: “Se A e B são da classe C, assim sendo A não é subclasse de B”, “Para que cumpra a condição C1, A é B”, etc
Estes últimos componentes, os axiomas, permitem, juntamente com a herança de conceitos, inferir discernimento que não esteja indicado explicitamente na taxonomia de conceitos. Para que servem as ontologias? As ontologias são usadas para colaborar a intercomunicação entre pessoas, instituições e aplicações, uma vez que fornecem uma sabedoria comum de um domínio, de modo que são excluídos confusões conceituais e terminológicas. A título de exemplo, uma ontologia pode ser usada pra especificar que os cupins são um tipo de isóptero. Sendo assim, um motor de procura que você use essa ontologia mostrar páginas internet a respeito de cupins quando um usuário olhe dicas a respeito os isópteros.